ARTESANATO CARNAVALESCO
A I Expocarnaval, mostra de artesanato carnavalesco promovida pela Fundarpe, traz peças representantes das diversas manifestações culturais do Carnaval do Estado. A exposição acontece na sede da Regional Nordeste do Ministério da Cultura (MinC) – Rua do Bom Jesus, 237, Bairro do Recife. A mostra traz à capital artesãos de Goiana e Nazaré da Mata, Bezerros, Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. Até 6 de fevereiro.
GOLAS DE MARACATU
O Shopping Guararapes homenageia uma das expressões mais caracterÃsticas do nosso carnaval, o Maracatu Rural, com uma exposição na Praça da Cidade. A exposição Maracatu dos Mestres reúne seis golas usadas pelos caboclos de lança e produzidas pelos artesãos Mestre Barrachinha, Hernando Francisco da Costa, Dona Conceição, Ana Lúcia da Silva, Dona Lucinha e Dona Maria José da Costa. Os desenhos e grafismos das mantas foram criados por Ariano Suassuna, José Cláudio, Tereza Costa Rego, Thina Cunha, Margot Monteiro e Sérgio Esteban. Até 6 de fevereiro.
DANÇAS POPULARES DE ABELARDO DA HORA
O Paço Alfândega, no Recife Antigo, cede espaço para a exposição Danças brasileiras populares de carnaval, de autoria do artista plástico Abelardo da Hora, cosiderado uma lenda viva da arte brasileira. Na mostra, ele apresenta uma série de desenhos inéditos, produzidos em 1962, que retratam as danças populares do carnaval. A série foi originalmente exposta em 1965, na inauguração da Galeria Mirante das Artes. No Paço, os desenhos, originalmente em nanquim preto e aguada colorida, foram reproduzidos e podem ser adquiridos em forma de álbum. Nas obras, estão o maracatu, o frevo, o samba, o caboclinho e outros sÃmbolos da resistência cultural pernambucana. O Paço Alfândega fica na Rua Alfândega, 35, Bairro do Recife. Até 10 de fevereiro.
HOMENAGEADOS DO CARNAVAL
A Casa do Carnaval, que fica no Pátio de São Pedro, 52, bairro de São José (Centro), vai expor sobre a vida e obra dos homenageados do Carnaval Multicultural do Recife 2008. Com isso, a população recifense, bem como os turistas, vão poder conhecer e conferir quem são e o que fazem o artista plástico Abelardo da Hora, o maestro Ademir Araújo e o radialista Hugo Martins. Até 3 de março.
FANTASIAS NO MAROLINDA CULT HOTEL
Para ajudar os que andam à procura do “disfarce†ideal, o MarOlinda Cult Hotel programou a 2ª Expo Carnaval, máscaras, cocares, fantasias. Os artigos estarão expostos no Espaço Livre Saber, localizado no 7º andar do prédio, em Boa Viagem, e prometem agradar aos mais variados gostos. Participam da expo o paraibano Fábio Juvêncio Leite, que assina a coleção de máscaras venezianas decorativas e para uso pessoal e o artesão José Carlos Borges, que traz cocares, chapéus e arranjos de cabeça que também estarão expostos, e macacões idéias para a folia. Até 7 de março.
MEDICINA POPULAR
O Espaço da Cultura Popular, o novo ambiente em forma de Museu recentemente inaugurado no Mercado de São José, sedia sua segunda exposição cultural trazendo o colecionador, escritor, pesquisador da cultura popular e memorialista Liêdo Maranhão, nascido e criado no bairro de São José. O colecionador, que vem há mais de 30 anos reunindo um significativo acervo na tentativa de preservar e devolver ao povo fragmentos importantes da memória da arte e cultura nordestina, apresenta o tema: Medicina Popular. Integra a mostra uma exibição de livros raros como o Dicionário de Medicina Popular, do Dr. Chernoviz, 1870; Thesouro Homeopathico, do Dr. Sabino Pinho, 1883; e Homeophatico da FamÃlia, do Dr. Bruckner, 1903, todas obras preciosas da Medicina Popular. O Museu funciona de segunda à sexta-feira, das 9h à s 17h, e aos sábados, das 9h à s 12h Até 31 de março.
ACCADEMIA
Espaço cultural dedicado à divulgação da obra de Francisco Brennand localizado em sua Oficina Cerâmica, que inclui salas de exposição, pátios e o ateliê do artista. Pinturas, esculturas, painéis e desenhos estão entre as atrações do local, construÃdo com arquitetura exuberante. Informações: 3271.2466. Aberta de segunda a sexta-feira, das 8h à s 17h. Em cartaz por tempo indeterminado.
ANETTE SCHNAIDER |
exposição permanente de pintura moderna da artista plástica pode ser conferida na Galeria Arte Contemporânea (Rua Solidônio Leite, 90 /902 - Boa Viagem). Informações: 3326-3001, 3325-4184, 9688-0367 ou www.aschnaider.com.br. Em cartaz por tempo indeterminado.
ARRAIAL DA AAPP-PE
Coletiva com 26 artistas, incluindo Gil Vicente, José Barbosa, Rinaldo, Valerie La Verne, Deus Sobrinho, Joaz Silva, Edson Bezerra, Arlindo Soares e Antônio Patriota. Associação de Artistas Plásticos Profissionais de Pernambuco (Rua da Aurora, 379, Boa Vista). Em cartaz por tempo indeterminado.
ARTE E CIA
Os ateliês e galerias do projeto recebem novas exposições dos artistas Evelina Grunberg, José de Moura e Paulo Francisco. Rua Jeremias Bastos, Pina (informações: 3466-1312). Em cartaz por tempo indeterminado.
ATELIER LAUTRÉAMONT
Bi-individual dos artistas Valdir Brito e Cipriano Sanchez, reunindo peças em cerâmica do primeiro e pinturas em óleo sobre tela do segundo. Atelier Lautréamont (Rua Henrique Dias, 201, Varadouro, Olinda). Em cartaz por tempo indeterminado.
BRENNAND
A mostra O outro feminino proporciona ao visitante um passeio pelo universo feminino criado pelo artista plástico Francisco Brennand e estampado nas 23 telas e em duas esculturas. A exposição está em cartaz no auditório Heitor Villa-Lobos, na Oficina Cerâmica Francisco Brennand, no bairro da Várzea. Entrada: R$ 4. O horário de visitação é de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h. Informações: 3271-2466. Em cartaz por tempo indeterminado.
CASTELO SÃO JOÃO
Localizado no Instituto Ricardo Brennand, o palácio guarda uma acervo de obras de arte seculares, objetos antigos, armas e armaduras de diversos continentes. A visita é gratuita, mas os interessados devem marcar horários para grupos de 15 pessoas pelo telefone 3271.1544. Em cartaz por tempo indeterminado.
CRIANÇAS DA MÚSICA: PROJETO SUZUKI
A fotógrafa Christina Frank registrou com emoção as aulas de música erudita do Projeto Suzuki, que atende crianças de comunidades recifenses. Centro Cultural Brasil-Alemanha (Rua do Sossego, 364, Boa Vista. Fone: 3421-2173). Em cartaz por tempo indeterminado.
ESCRITO NA PEDRA
Pernambucana que mora em Israel, Eunice Figueiredo produziu uma série de pinturas inspiradas pelas formas dos prédios da Cidade Velha de Jerusalém. Sinagoga Kahal Zur Israel (Rua do Bem Jesus, Recife Antigo. Informações: 3216-1900). Em cartaz por tempo indeterminado.
GADELHA
Uma exposição de pinturas está no roteiro de quem for passar pela BR-232. O ateliê do artista plástico Flávio Gadêlha, que fica na Serra das Russas, está abrindo suas portas para o público. A intenção do pintor e gravurista é transformar o espaço em ponto turÃstico, com horário de visitação permanente, de terça a domingo, das 9h à s 20h. Em cartaz por tempo indeterminado.
HOMENAGEM A ECKOUT / ORIXÃS EM FERRO
Bi-individual de Ypiranga Filho, esculturas em ferro, e José Barbosa, com pinturas e entalhes. Galeria Ribeira (Mercado da Ribeira, Olinda). Em cartaz por tempo indeterminado.
JÓIAS
A designer Luiza Leopoldina lançou nova coleção esta semana, em Casa Forte. A mostra é formada por cerca de 100 peças, entre elas, gargantilhas, brincos, anéis, em pedras preciosas como ametista, lápis-lázuli, malaquita, coral, topázio e turquesa. Os trabalhos custam a partir de R$ 30. Informações: 9978-1836/ 9609-3448. Em cartaz por tempo indeterminado.
LENIRA E QUERALT
Lenira Rodrigues e Queralt Prat, artistas da Escola de Belas Artes e do Centro de Artes da UFPE, mostram 19 trabalhos. A Rodrigues Galeria de Artes selecionou 19 trabalhos que exprimem o romantismo de Lenira e oito obras que mostram o simbolismo do catalão Queralt. Rodrigues Galeria fica na Rua Othon ParaÃso, 430, Torreão. Fone: 3241-3358 Em cartaz por tempo indeterminado.
LULA CARDOSO AYRES
Quadros de Lula Cardoso Ayres (1910-1987) que nunca foram colocados à venda são comercializados na exposição Obras raras. Galeria Arte Maior, na Rua Doutor Lafayette, 191, Boa Viagem. Informações: 3467-5253. Em cartaz por tempo indeterminado.
MUSAS DA MÚSICA
A exposição Musas da música, da artista plástica Eliane Rodrigues, reúne 20 quadros que mostram os detalhes marcantes das musas inspiradoras de letras de sucessos da MPB. Entre homenageadas estão: Rita (Chico Buarque), Luiza (Tom Jobim), Drão (Gilberto Gil), Marina (Dorival Caymmi), Carolina (Chico Buarque), Anna e eu (Lenine), entre outras. A exposição é no Recife Design Center, que fica na rua Frei Casanova, 373, Boa Viagem. O horário de visitação é das 9h ao meio dia e das 14h às 19h. Mais informações: 3088-5985. Em cartaz por tempo indeterminado.
MUSEU DO MAMULENGO
O Museu do Mamulengo – Espaço Tiridá apresenta acervo de mais de 1,5 mil bonecos em uma estrutura de sete salas para exposição, além de auditório para 50 pessoas, sala de aula, biblioteca, área para oficina e jardim. Endereço: Rua do São Bento, 344, SÃtio Histórico de Olinda. Horário de funcionamento: todos os dias, das 9 à s 17h. Entrada: RS 1 (grátis para escolas públicas). Em cartaz por tempo indeterminado.
NOITE
O ambiente noturno é o tema da exposição do grupo de fotógrafas Vixe Marias. A maioria das 17 profissionais procurou abordar o tema de forma indireta, metafórica e poética, aproveitando também para fazer experimentações técnicas. Arte Plural (Rua da Moeda, 140, Recife Antigo). Em cartaz por tempo indeterminado.
PAISAGEM ADAPTATIVA / DISCUROS DIMENSIONAIS / DESESTABYLES
Mostra reúne instalações de Flávio Emanuel. Artista propõe nova linguagem para a arte, permitindo inclusive a intervenção dos visitantes. Núcleo de Artes Visuais e Experimentos / N.A.V.E. (Rua da Aurora, 533, Boa Vista). Em cartaz por tempo indeterminado.
PAISAGENS
Júlio César Friedrich se inspira no impressionismo para retratar paisagens brasileiras, sem se apegar a critérios geográficos e privilegiando a imaginação e as lembranças. MarOlinda Residence Hotel (Avenida Conselheiro Aguiar, 755, Boa Viagem). Em cartaz por tempo indeterminado.
PAISAGENS DOS SÉCULOS 19 E 20
Trabalhos de 23 pintores que retrataram o Brasil nos séculos passados são reunidos nesta exposição, que mostra obras e Schlappriz, Rugendas, Telles Júnior e Facchinetti. Instituto Ricardo Brennand (Engenho São João, Várzea. Informações: 2121-0352). Em cartaz por tempo indeterminado.
SERPENTINAS E PALHAÇOS
Wilton de Souza apresenta duas novas séries inspiradas pelo Carnaval. Em uma, ele usa as serpentinas para criar imagens livres, cheias de gestualidade. Na outra, os palhaços são os protagonistas, com alegria e tristeza. Ateliê de Ana Lúcia Gonçalves (Rua Jeremias Bastos, 252, Pina). Em cartaz por tempo indeterminado.
SINAGOGA KAHAL ZUR ISRAEL
Exposição de peças trazidas de Israel que são usadas em rituais judaicos. Primeira Sinagoga das Américas (Rua do Bom Jesus, 197, Recife Antigo. Fone: 3224-7376). Em cartaz por tempo indeterminado.
TRABALHO E TRABALHADORES NO BRASIL
A maior exposição fotográfica sobre o tema já realizada no Brasil, com 150 fotos feitas ao longo de 120 anos. Museu da Cidade do Recife (Forte das Cinco Pontas, Bairro de São José). Em cartaz por tempo indeterminado.
Fonte: Pernambuco.com